Validar Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

danfeok
Consulta de DANFE – O que é DANFE?
20 de fevereiro de 2012
Mostrar tudo

Validar Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

nfe-danfe-varzeagrande-mt

A validação da Nota Fiscal Eletrônica recebida dos fornecedores de uma empresa, é de responsabilidade da empresa que está recebendo essa NF-e.

Cláusula décima

O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

Redação anterior dada à cláusula décima pelo AJUSTE SINIEF 04/06, efeitos de 12.07.06 a 31.07.10.

Cláusula décima

O emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-es pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentadas à administração tributária, quando solicitado.

§ 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e.

Como vimos, a legislação em vigor estabelece que o receptor da NF-e faça a verificação da validade da mesma, sob pena da co-responsabilidade tributária caso não o faça, entre outras obrigações. Para não incorrer nesse tipo de problema futuro e guardar de forma segura os Notas Fiscais Eletrônicas com seus respectivos arquivos xml, é preciso analisar as necessidades da empresa e buscar alternativas no mercado que atendam esse requisito.

Uma maneira de automatizar esse processo é através do Sistema Sped Controle, um software web, que trabalha no Gerenciamento Automático do recebimento, armazenamento e validação de documentos eletrônicos XML/NFe.

Entre os benefícios da utilização desse sistema web, destacam-se a recepção automática de todos os documentos fiscais eletrônicos recebidos pela empresa e a verificação da existência do Protocolo de Autorização da SEFAZ, dentro do arquivo XML. Com isso é feito a verificação se o documento recebido está mesmo autorizado.

O Sped Controle abre o arquivo XML recebido, verifica se tem o protocolo de autorização emitido pela SEFAZ. É criado então duas Pastas no Sistema, separando os arquivos XMLs recebidos com Autorização da SEFAZ (pasta COM PROTOCOLO) e Sem Autorização da SEFAZ (pasta SEM PROTOCOLO)

Na cláusula décima do AJUSTE SINIEF 07/05, fica bem claro que a responsabilidade da Guarda das Notas Fiscais, é do contribuinte, permitindo que essa guarda seja feita ” fora da empresa”, mas devendo ser disponibilizada ao Fisco quando solicitada, facilidades que o Sistema Sped Controle possui.

 

teste sped controle

 

Veja alguns dos nossos e-books gratuitos disponíveis para download:

Ebook Grátis

Ebook Grátis

Gestão de NF-e para empreendedores

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de documentos fiscais. Respostas para as principais dúvidas sobre o assunto.

Baixe Grátis!

Ebook Grátis!

Ebook Grátis!

Planejamento tributário em 10 passos!

O planejamento tributário é uma prática essencialmente necessária para as empresas em função das constantes mudanças nas leis.

Baixe grátis!

Comentários

comentários


Os comentários estão fechados.

Experimente Agora!

São 10 dias grátis para você testar!