consultar-nota-fiscal-eletronica-emitida

Você sabe como consultar notas fiscais eletrônicas emitidas por fornecedores? Veja como fazer neste artigo!

Se existe uma única preocupação em comum entre os empreendedores brasileiros, ela tem nome. SPED, que significa Sistema Público de Escrituração Digital.

Ferramenta desenvolvida para auxiliar a Receita Federal em seu trabalho de fiscalização, tem como um de seus principais alvos as XMLs, extensão do arquivo que contém todas as informações das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) emitidas contra o CNPJ dos contribuintes, eternas presas em potencial.

A ferocidade do “Leão” é tanta que motivou a publicação do post: “Quer continuar no mercado? seja disciplinado perante ao SPED”.

Mas por qual motivo os empreendedores devem se preocupar tanto, a ponto de considerar um documento indício de vida ou morte?

Uma das respostas é essa: além de boa parte dos fornecedores enviarem somente a DANFE, que é um documento auxiliar e não tem valor ao Fisco, nem sempre é possível confiar nos meios eletrônicos comuns para o envio de algo tão valioso.

Já a outra é um pouco mais delicada. Qual a garantia que o contribuinte tem de estar com todas as XMLs em mãos? Isso já considerando o recebimento de absolutamente todas, devidamente conferidas.

Mesmo com todo esse cuidado, não é possível afirmar que está tudo bem. Sempre existe o risco de alteração ou cancelamento da NF-e, ou até mesmo emissão contra CNPJs sem ao menos existir alguma transação comercial.

Mas então o contribuinte seria vítima de supostos fornecedores que agem de má-fé, certo? Errado. O “Leão” voraz não quer saber da história.

Ele quer os impostos e está faminto por uma boa multa, que pode chegar a múltiplas vezes o valor da diferença encontrada.

A responsabilidade da obrigatoriedade fiscal é exclusiva do contribuinte. E os arquivos XMLs devem ser guardados por, pelo menos, cinco anos. E todos eles devem ser manifestados, um a um, oportunidade que se tem de negar NF-e emitidas irregularmente.

Somente assim é possível andar alinhado com o Fisco.

Afinal, como consultar notas fiscais eletrônicas emitidas por fornecedores?

Mas como fazer esse gerenciamento de forma simples e 100% garantida?

De tantas opções de sistema disponíveis no mercado, uma se destaca: seu nome é Sped Controle.

O Sped Controle possui mais de 7 mil clientes – veja alguns cases de sucesso – e captura automaticamente todos os arquivos XMLs de NF-es emitidas contra o seu CNPJ direto na fonte da Secretaria da Fazenda (SEFAZ Nacional). 24 horas por dia o mecanismo busca informações para te repassar.

Dentro do painel de controle há vários serviços disponíveis, inclusive a referida manifestação. Isso poupa horas diárias de trabalho por parte de seus colaboradores, os deixando disponíveis para outras atividades.

Quer ver como toda essa maravilha funciona? Por 10 dias sem custo e com todo suporte técnico e treinamento, isso é possível. Clique aqui e faça já o seu Teste Grátis.

Você verá que é tão simples e ao mesmo tempo completo, funcional e seguro, que não perderá a oportunidade de ter o melhor gerenciador de XMLs do mercado nacional. Duvida? Veja os cases, caso não tenha visto no antepenúltimo parágrafo antes desse.

Comentários

Comentários

Share
This