Para consultar as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas por seus fornecedores contra o CNPJ de sua empresa você pode acessar o site da SEFAZ Nacional.

Para consultar é necessário que você tenha em mãos a DANFE, que possui a chave de acesso (um número com 44 dígitos).

  • Digite a chave de acesso e o código de segurança do próprio site (captcha) e clique em consultar. Para que o processo funcione é necessário que o seu navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”. Esse processo deve ser feito individualmente para cada NFe que for pesquisar.
  • Caso a chave de acesso digitada seja válida, o site irá mostrar todas as informações relativas à nota fiscal e no final da página, aparecerá os botões para exibir a autorização de uso da NFe, preparar o documento para impressão e o botão de download do documento.
  • O download do XML da NFe só é possível para quem possui um Certificado Digital instalado no computador. Esse certificado pode ser do tipo A1 (arquivo digital) ou A3 (pendrive ou token).

Caso não tenha um certificado digital ou desconheça a diferença entre eles, leia o artigo “Certificado Digital: o que é quais são os tipos?

Esta é uma maneira manual de consultar as notas fiscais. Você precisará baixar uma a uma e organizá-las devidamente para não perder o controle. Se você não tiver a chave de acesso não conseguirá consultar as notas fiscais. Outro problema frequente é a possibilidade de alguma empresa emitir uma nota fiscal contra sua empresa sem seu conhecimento, o que ocasionará problemas em sua escrituração fiscal por causa da discrepância de informações.

Existe uma maneira mais prática de consultar e baixar NF-es?

Sim, se a opção manual lhe parecer burocrática (e é, principalmente quando existe um volume grande de notas fiscais), um opção para otimizar o seu trabalho e tempo é usar um software que faça a captura automática.

Nossa equipe desenvolveu uma ferramenta que possibilita fazer a captura automática de qualquer nota fiscal que seja emitida contra sua empresa. Além de não precisar fazer isso manualmente, ela ainda organiza esses documentos fiscais de forma automática em pastas organizadas, que facilitam a consulta no momento em que você precisar.

O legal de usar uma ferramenta assim é que o trabalho que você teria baixando uma por uma, pedindo por e-mail para o fornecedor e correndo o risco de esquecer ou mesmo de não ter ciência deixa de existir, o trabalho passa a ser 100% automático e seguro.   Nós já temos mais de 7 mil clientes em todo o Brasil (veja alguns cases de sucesso).

Veja todas as funcionalidades que poupam horas diárias de trabalho suas ou de outros colaboradores.

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Você pode solicitar um período de teste grátis da ferramenta e usá-la por 10 dias para entender se será útil para sua empresa. Solicite o teste grátis do Sped Controle por 10 dias, com suporte e treinamento! A ferramenta é on-line (não precisa instalar nada), pode ser acessada de qualquer lugar, basta ter o certificado digital modelo A1 válido.

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