Todas as empresas, seja qual for seu porte, deve ter um contador, seja como funcionário ou contratado para a prestação de serviços pertinentes à função. Ainda que formado em contabilidade, não é recomendável o diretor ou dono da empresa ser, ao mesmo tempo, gestor e contador.

Isso é o princípio para quem quer estar em dia com os tributos. O profissional da contabilidade é um aliado para que incertezas de um universo tão mutante não prejudiquem o seu negócio.

Outro ponto essencial é o empresário acompanhar de perto o trabalho da contabilidade, mas não pode transferir as responsabilidades fiscais integralmente ao profissional, sendo sempre transparente e mantendo as informações acessíveis. Afinal, o contador é quem emite as guias e trabalha a gestão de documentos fiscais.

E para o gestor se programar, é recomendável ao profissional da contabilidade desenvolver uma agenda tributária.

Débitos

Se a empresa possui débitos atrasados com a Receita e for notificada, você deve quitar imediatamente o que deve. Caso contrário, sua empresa poderá ser excluída do Supersimples  – e, automaticamente, pagar muito mais impostos.

 sped-controle-xml

Comentários

Comentários

Share
This